terça-feira, 7 de maio de 2013

Hidrogênio

(Copiei esse texto de um participante do www.painelglobal.com.br , não conheço mas achei que vale guarda-lo e está aqui)

Klaus (Santos-SP) - 7/5/2013 - 9h22

Todos nos ja ouvimos falar em ciclos dos elementos quimicos na natureza, e como a Terra é um sistema fechado em relação ao assunto, podemos dizer que toda a matéria na Terra acontece em ciclos que são chamados Ciclos Biogeoquímicos, o movimento de matéria através de um sistema e podemos dividir esses sistemas da Terra em atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, como voces obviamente ja sabem. Geralmento a gente se refere a esses ciclos como Ciclos Biogeoquimicos incluindo principalmente o carbono, nitrogênio, oxigênio, fosforoe e a água. A midia de um tempo pra cá transformou o carbono no vilão das mudanças climaticas, até ai tudo bem porque uma das propriedades do dioxido de carbono é o aprisionamento da radiação solar (calor), caso contrario teriamos temperaturas medias mundiais perto do congelamento. O carbono então virou o protagonista nessa historia toda, mas existe um ciclo, o ciclo do nitrogenio que quase ninguem houve falar mas esse ciclo pode estar afetando seriamente o clima. Algumas das emissões de nitrogenio humanos são convertidos por bactérias (bacterias nitrificantes) em óxido nitroso, que é um potente gás de efeito estufa. Esse tema que tem recebido relativamente pouca atenção até agora, em parte por causa do foco esmagador sobre as emissões de carbono. Só um pequeno exemplo: o nitrogênio reativo que é aplicado na agricultura em fertilizantes é lavado a rios e corregos, onde ele faz com que certos tipos de algas cresça sem controle, usando todo o oxigênio disponível e sufocando todas as outras formas de vida naquele sitema. Em alguns lugares já existem como nos mares zonas mortas enormes, onde grandes quantidades de nitrogênio são lavadas dos rios para o mar. E todos sabemos da importancia dos oceanos para o clima do planeta. Só para ter um idea, um quilo de óxido nitroso tem o mesmo efeito sobre o clima de 296 kg de dióxido de carbono. Sua concentração na atmosfera aumentou 15% desde 1860 ainda esta subindo.

O nitrogênio se "desloca" ao redor do planeta por meio desse ciclo biogeoquímico, o mesmo acontece como ciclo do carbono ou o ciclo da água. E todos sabemos desde a epoca de escola que é o gás mais comum na atmosfera da Terra, cerca de 78% do ar que respiramos, ele é "fixado" por bactérias que vivem ao redor das raízes de certas plantas e convertido em uma forma reativa que os seres vivos podem usar. Em seguida, fertiliza o crescimento de plantas antes de voltar para a atmosfera. Mas as atividades humanas estão abalando seriamente esse ciclo, sem contar no desequilibrio que esta acontecendo em varios ecossistemas. Por favor me perdoe por escrever esse texto enorme não compativel com o tamanho dos textos aqui publicados, mas no meu ponto de vista é um tema importante, assim como os efeitos dos ciclos das manchas solares no clima do planeta, portanto o carbono é simplesmente mais um elelmento nessa equação...Grato e prometo que que outras publicações vão ser bem menores OK

Nenhum comentário: